Categorias
Alerta Vermelho

Lidando com Feedback

Noto, com bastante preocupação, que as mulheres são muito mais sensíveis aos feedbacks do que os homens. Talvez tenha a ver com resquícios de uma formação que nos ensinava a ser bonitinhas, boazinhas, gentis, elegantes… Por mais que isso esteja fora de moda, de alguma forma trazemos em nossa memória atávica séculos de ensinamentos de humildade.

Seja como for, as formas de feedback podem ser diferentes, mas sempre parecem afetar a auto-estima feminina. Muitas vezes, uma brincadeira pode magoar e fazer uma pobre mulher buscar maneiras de corrigir o que parece estar errado. Elas não se detêm muito em pensar, digerir, buscar o real significado de um comentário pouco elogioso.

Elas não apenas levam a sério os feedbacks negativos, como sofrem com eles, sentem com o coração. Ao fazer uma auto-avaliação, as mulheres têm maior possibilidade de se convencerem de que precisam melhorar em algo, mesmo que comentado por acaso. Os homens são menos propensos a fazer o mesmo e no geral, acham que seu desempenho é bom, a menos que seja claramente especificado que não é.

Certamente as mulheres podem melhorar sua maneira de ver os feedbacks e a si mesmas se decidirem pensar um pouco mais no assunto. Receber críticas não é agradável para ninguém, mas é preciso dar a real dimensão ao fato, você não é única. Isso não significa que estou recomendando ignorar seus sentimentos, pelo contrário, viva-os e descubra porque está sentindo dor e desgosto. Só então deve pensar numa reação objetiva, sem exageros ou aflição. Tenho certeza de que descobrirá que, mais do que o que foi dito, sua mágoa se refere ao quanto você quer ser admirada.

Uma forma muito efetiva de sair fora desse momento negativo é perguntar a quem lhe deu o feedback quais são as sugestões dela ou dele para você corrigir ou melhorar seu desempenho. Muitas vezes, a pessoa nem sabe bem o que queria dizer, especialmente se não for um processo formal. No entanto, se você ouvir sugestões de melhoria, crie uma lista de ações para obter um desempenho mais adequado. Nunca sem antes ouvir outras opiniões.

Fotos copiadas do Google e um recorte de Unsplash (Firmbee.com)

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s