Categorias
Confetes e News

Leve o trabalho a sério, mas cuide da sua vida

Confesso que andei abandonando meus posts sobre carreira. Tenho visto tanta coisa legal que me sinto meio inútil, acho que tudo já está dito. Porém hoje recebi uma solicitação de amizade no Linkedin, cujo interesse é conversar sobre carreira e resolvi voltar com algumas coisas rápidas.

Lembrei da minha vida de executiva workaholic, sempre correndo, sempre cansada, sem tempo para cuidar de contatos ou aprendizados, destruindo minha vida familiar e social. Resolvi falar com quem tem esse tipo de atitude: não faça isso consigo mesmo, não vale a pena ser burro de carga de nenhuma empresa ou chefe. Sabe o que acontece? Você vai receber mais e mais tarefas, todas aquelas que ninguém está a fim de assumir, sem aumento de salário ou mesmo de reconhecimento. Não acredite que ser workaholic é sinônimo de ser um grande profissional.

Essa história de ficar mandando e recebendo emails nas madrugadas, no geral, é vista como insegurança, as pessoas acreditam que é apenas um meio de se mostrar presente. Esclareça com equipe e chefia que os emails da madrugada só devem ser enviados para você em caso de emergência, tipo incêndio, roubo, acidente ou morte. Todo o resto pode esperar pelo amanhecer.

Se tiver ideias geniais relacionadas ao trabalho (meus pensamentos mais produtivos e criativos sempre são à noite, depois que a casa está em silêncio, portanto eu compreendo isso muito bem), tenha um caderninho e um lápis na mesa de cabeceira para anotar. Parece coisa antiga, mas é muito útil, mesmo em tempos de conexões imediatas como os que vivemos.

Lembre-se que um cérebro e um corpo cansados têm baixo rendimento. Da mesma forma, pessoas com problemas em família ou com amigos começam a criar angústia e frustração. Ambos sentimento farão você perder qualidade de desempenho. Vá lá, crie espaços para tudo o que é importante na sua vida, integre trabalho e vida pessoal que você estará, sem dúvida, sendo um profissional e um ser humano melhor.

Todas as fotos foram copiadas em sites encontrados no Google.

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Uma resposta em “Leve o trabalho a sério, mas cuide da sua vida”

Carmo querida,
Fazia tempo mesmo que não recebia teus textos. Que bom que voltou!
Jamais o que você tem a dizer é inútil. Olha a importância disso tudo que você escreveu!
Acho que nossa geração descobriu tarde m que podemos mudar esse ritmo insano, só depois de crises familiares, de depressão, burnout e tantos outros perrengues.
Falar sobre isso, em tom tão pessoal pode ajudar as novas gerações a não caírem nessa cilada e serem muito mais felizes e realizados.
Beijo grande

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s