Categorias
Confetes e News Desenvolvimento de Pessoas

Criatividade, empatia e coragem são as habilidades do futuro – Parte II

Captura de Tela 2017-09-21 às 14.47.53.pngNum mundo em que teremos que viver não apenas com nossos semelhantes humanos, mas com robôs e trans-humanos, empatia passa a ser uma habilidade obrigatória para quem sabe que colaboração será fundamental para encontrarmos saídas para a humanidade.

E, afinal, o que é empatia? Empatia é uma capacidade psicológica de colocar-se no lugar do outro, compreender sentimentos e emoções que possam estar sendo vivenciados por outra pessoa. Significa ser capaz de realmente ouvir o que o outro tem a dizer com total atenção, interpretando não apenas a fala mas os gestos não verbais que a pessoa lhe traz.  Significa também demonstrar,  confirmar que está compreendendo os sentimentos e aflições do outro.

Captura de Tela 2017-09-21 às 14.49.37A empatia é o que leva as pessoas a colaborar umas com as outras, a construir juntas.  Auxilia na compreensão de comportamentos, ideias, sonhos, a maneira que o outro toma as decisões e o que é negociável ou não.

Ser empático é se identificar com outra pessoa, ser capaz de imaginar o que ela está pensando ou sentindo a respeito de um assunto ou circunstância. É algo extremamente poderoso para líderes ou para pessoas que trabalham em colaboração com outras. Quanto mais empáticos forem os componentes de um grupo, mais fácil e melhor sucedido ele será.Captura de Tela 2017-09-21 às 14.50.24

E se você não desenvolveu ainda essa capacidade? Bem, existem maneiras de se tornar mais empático. A primeira coisa a fazer é se tornar mais flexível e aberto a pessoas e coisas que têm características diferentes das suas. Busque diferenças e treine conviver com elas e perceber no que elas se diferenciam de você. Veja com curiosidade e tolerância, sem reprovar.

Captura de Tela 2017-09-21 às 14.55.14Tente ser agradável, mesmo em circunstâncias que não sejam muito a sua cara, pense no quanto o momento pode estar sendo apreciado pelo outro. Obviamente você não precisa obrigar-se a gostar de música funk só para agradar seu amigo, mas tente relaxar e ficar ao lado dele mesmo assim. Se ele souber que você não gosta e mesmo assim está ali com ele, provavelmente vai sentir-se feliz em ir com você ao balé.

 

Deixe de lado conceitos e palavras que fazem sentido somente para você e especialmente suas verdades absolutas, mesmo porque elas não são reais. Esforce-se para transmitir a essência por trás das palavras, mesmo que tenha que adaptar sua linguagem para a compreensão do outro. Confirme se ele entendeu e se não, repita de outra maneira a mesma ideia.

Captura de Tela 2017-09-21 às 14.48.27Lembre-se que a chave para um processo empático acontecer é a confiança que você tem em si mesmo e no outro. Sem confiar, sabendo que você possui suas forças e fraquezas e o outro também não tem como estabelecer uma relação verdadeira.

Como você pode concluir dessa conversa toda, o primeiro passo para estabelecer boas relações e construir alianças sólidas capazes de garantir um futuro mais produtivo é o respeito aos outros seres humanos. Sem ele viveremos em guerra permanente e em direção ao fim da nossa civilização.

 

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s