Categorias
Carreiras - Construção e Transição Confetes e News

Quando você não quer ser gerente

Captura de Tela 2017-07-26 às 12.53.48Não há nada de errado na escolha profissional por carreiras mais voltadas para a execução de rotinas técnicas. Essa deveria ser uma questão de escolha pessoal. Na realidade, organizações que sabem valorizar os diferentes perfis profissionais acabam por conseguir pessoas mais satisfeitas em diferentes funções e uma melhor gestão de talentos. Outras, que exageram nos esforços por conseguir pessoas com perfil mais agressivo e de liderança, aumentam a competição interna por cargos e dificultam a construção de times com boa cooperação interna.

Captura de Tela 2017-07-26 às 12.55.56Entretanto, ter a liberdade para escolher depende de como a carreira técnica é percebida e qual é o sentido que o reconhecimento e mesmo a melhor remuneração possui dentro da cultura da organização. Em uma organização que tem espaço para a diversidade (de perfis, de habilidades e de competências), em que a carreira técnica é valorizada e onde há possibilidade de crescimento em carreiras em Y, a afirmativa de que você é melhor técnico do que gestor pode ser vista como prova de maturidade profissional e autoconhecimento. Já em empresas que valorizam o foco em resultados rápidos, onde a ascensão dentro da hierarquia gerencial é vista como a única forma de crescimento profissional, a sua recusa em aceitar a promoção pode ser interpretada como falta de ambição e dificuldade em aceitar desafios.

Examine os valores da organização para a qual trabalha e, se ela não atende às suas aspirações, busque mudar. Sei que num momento de dificuldade em arranjar novas posições, falar isso pode soar inconsequente, mas crises passam, podem ser oportunidades e se você ficar atento poderá encontrar algo que o faça mais feliz e produtivo.

Captura de Tela 2017-07-17 às 16.54.16

Quer saber mais? Entre em contato conosco por aqui ou através de nossos emails.

 

Maria do Carmo Marini

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s