Categorias
Carreiras - Construção e Transição

Conhece-te a ti mesmo… Parte II

Continuando a conversa sobre esse relevante tema do autoconhecimento, recentemente descobri na Harvard Business Review um grupo de testes que analisam desde o que eles chamam de “eu físico”, passando pelo “eu pensante” e chegando ao “eu emocional”.

O “eu físico” é relacionado aos movimentos e funções fisiológicas e os testes ajudam a tomar decisões sobre trabalho e bem estar. A HBR apresenta o Sleep on It, para celular, o FItbit, o Jawbone Up e o Nike+FuelBand. Ainda não experimentei, mas vou tentar certamente.

O “eu pensante” é relacionado a rotinas, hábitos e produtividade de quem trabalha com conhecimento. As ferramentas de análise mostram como seu pensamento “viaja”, o que chama sua atenção durante um dia de trabalho e ajudam a autodisciplina. A revista cita o Voyurl, o RescueTime, o Quantified Mind e o capacete Epoc.

As ferramentas que medem o “eu emocional” mostram a relação entre seu humor e a tomada de decisões, as situações e as ações no plano profissional. Alguns, como o MoodKit monitoram o humor ao longo do tempo, sugerindo inclusive como melhorar. Achei esse muito legal. Aparentemente, você pode mudar a forma como enfrenta um desafio e a ferramenta mede como você está após essa mudança. Ainda são citados nessa linha o MoodPanda, o 750 Wirds e o Mappiness.

Essas avaliações são destinadas, claro, a quem quer fazer um monitoramento profundo de si mesmo e eu só as trouxe aqui porque achei uma novidade muito interessante.

Entretanto, para quem está iniciando uma busca por autoconhecimento, as ferramentas tradicionais são mais do que suficientes. Descubra-se, você poderá se surpreender e quem sabe, encontrar caminhos inesperados que vão levá-lo a um melhor desempenho e a uma maior felicidade. Os gregos estavam certos…

Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo

(inscrição encontrada na entrada do Oráculo de Delfos, na Grécia)

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s