Categorias
Confetes e News

Sorrir é fácil então, por que não?

Já parou para pensar no poder de um sorriso? Se ainda não o fez, está na hora. Ah, eu sei que você vai me dizer que o trânsito hoje estava um horror, que ficou de mau humor com o sujeito que fechou seu carro no caminho para o trabalho, você acordou atrasado e não teve tempo de tomar seu café da manhã. As razões para aborrecimento estão todas ao nosso redor, puxando para baixo, fazendo com que a testa fique enrugada, os olhos tenham um ar agressivo, a boca fique fechada com força, apertada, transformando seus lábios em uma linha fina e desagradável.

Pois bem, quem sabe antes de descer do carro você consegue se livrar de parte dessa tensão? Vamos lá, respire fundo, lembre da diversão do fim de semana, das gracinhas de seus filhos, do abraço apertado do seu namorado, da balada animada onde você conheceu gente interessante e divertida. Aos poucos a tensão do seu rosto vai diminuir, tenho certeza. Então você está pronto para um sorriso.

Veja bem, não sou eu apenas a advogar o poder do sorriso. Médicos afirmam que sorrir fortalece o sistema imunológico, emagrece, melhora o tônus muscular da face, previne a formação de rugas, favorece a saúde mental, relaxa e dá prazer. Sorrir não causa marcas de expressão, mas ficar de cara feia e tensa certamente deixa de herança aquelas rugas pesadas da testa e do canto dos lábios. Recentes pesquisas mostraram que gargalhar de 100 a 200 vezes por dia equivale ao esforço de remar durante 10 minutos (eu não tive acesso a nenhuma dessas pesquisas, mas li sobre esses resultados em diversas fontes…). Boas risadas aceleram a circulação, aumentam o pulso cardíaco e a oxigenação nas células. Músculos do rosto, dos ombros e do abdômen são exercitados e sua mente pode ser desanuviada.

Além do bem que um sorriso faz para sua saúde, o ambiente do qual você faz parte também é beneficiado. Se você entrar no elevador e sorrir para as pessoas, o dia delas vai ficar mais iluminado. Provavelmente elas também vão sorrir de volta e uma corrente do bem se forma, melhorando a vida de todos. Sorrisos deixam as pessoas mais jovens e bonitas, portanto muitas daquelas contempladas com o seu sorriso vão se olhar no espelho e sentir-se melhor, o que as fará sorrir mais. Provavelmente algumas vão atrasar a cirurgia plástica ou os preenchimentos durante um bom tempo. Enfim, faça a sua parte, sorria muito, que o mundo inteiro vai agradecer.

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s