Categorias
Carreiras - Construção e Transição Confetes e News

Só os jovens são modernos?

Um profissional com ambições de subir na carreira precisa obviamente de diversas qualificações e aptidões. Entretanto, eu queria falar agora de modernidade que é um dos requisitos demandados pelas  empresas para seus potenciais executivos. É facilmente perceptível que ainda existe muita confusão a esse respeito porque na maioria das vezes, os responsáveis pelas contratações confundem modernidade com juventude. Aliás, para ser mais realista, existe um real preconceito a esse respeito.
Mas, afinal o que é ser moderno?
Ser moderno é ser atualizado, saber o que está acontecendo no mundo, os progressos e novos conceitos do setor em que você trabalha, enfim, ser antenado. Também é ser progressista, aberto a mudanças e novas ideias, com curiosidade para buscar soluções heterodoxas para problemas conhecidos.
Ser moderno é saber expressar uma ideia que já existe com uma lingaugem completamente nova e diferente. Ser moderno é ser capaz de se comunicar com facilidade e eficiência, com clareza e simplicidade.
Moderno é aquele sujeito que não tem preconceitos, não se deixa engessar por ideias antigas. O moderno a que as empresas aspiram é o homem ou a mulher que sabe falar mais de uma língua, que viajou pelo menos um pouco, conheceu outros países e outras culturas, aprendeu a respeitar o diferente e, muitas vezes, insólito.
Domínio tecnológico também é uma necessidade e uma caraterística forte dos modernos. É imprescindível para um executivo em ascenção saber lidar com computadores, celulares de última geração, softwares de suporte, equipamentos de teleconferências, GPS…
Obviamente uma pessoa moderna está conectada com conceitos de “última geração”, como cidadania, cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade. Ser moderno, afinal, não tem nada a ver com que idade você tem, mas com a forma com que você lida com a vida. Eu ficarei feliz no dia que os recrutadores das empresas estiverem convencidos disso, porque muita gente eficiente será melhor aproveitada.

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s