Categorias
Carreiras - Construção e Transição

Entrevista de emprego, algumas dicas

Você conseguiu marcar uma entrevista com aquele recrutador bacana, para uma vaga dos sonhos? Que maravilha, seu currículo deve tê-lo impressionado, suas referências foram bem aceitas. Agora é a hora da entrevista, momento crucial onde você pode ganhar ou perder a vaga.  Não fique nervoso, tenha em mente que o comportamento certo, a objetividade, a boa educação e a simpatia podem ser fatores determinantes na hora de conseguir a vaga. Fácil, não?

Fácil se você tratar desse momento com cuidado, planejando antes e estando preparado para todas as armadilhas que podem estar armadas no evento. Não tenha preguiça e, antes de mais nada, estude a empresa e o emprego para o qual se candidatou. Pesquise na Internet, pergunte a amigos e conhecidos. Esteja preparado para questionamentos relativos ao que você espera, busca, pretende ao obter a posição.

Faça um exercício de imaginação e pense antecipadamente como será a entrevista, o que vai dizer, quais itens de sua experiência vai destacar e quais das suas características vai apresentar para demonstrar que você é uma boa alternativa para o cargo e para a Empresa. Se for capaz, faça um ensaio ou mentalização prévia de como você quer que a entrevista se desenrole. Isso ajuda muitas pessoas, mesmo que na hora as coisas não sejam exatamente como você idealizou. Para obter a postura correta, imagine sua atitude de vencedor ao apresentar-se, visualize essa imagem para reproduzi–la na hora em que estiver falando com o entrevistador.

Chegue ao encontro pelo menos dez minutos antes do horário marcado para fazer o “reconhecimento do local”. Se puder obter alguma informação prévia sobre o entrevistador que o ajude a ter uma conversa amena para a abertura da discussão, não deixe de usar essa  pequena vantagem.

Se atrasar, ligue avisando sobre o atraso e deixe muito claro que a razão não tem a ver com alguma incompetência sua em administrar o tempo. Bem, depois falamos  do comportamento durante a entrevista mas, por enquanto, tenha muito sucesso!

 

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s