Categorias
Carreiras - Construção e Transição

Alguns lembretes de elegância no uso do celular

Sei que todo mundo fala sobre a maneira correta de fazer uso do celular, mas continuo a ver várias atitudes desagradáveis de má utilização desse aliado fantástico tanto para a vida pessoal como profissional. Portanto, não custa nada trazer algumas regrinhas básicas que tornam mais agradável e elegante  sua relação com o celular e as outras pessoas.

Em primeiro lugar, você deve lembrar sempre que nem todos estão interessados na sua vida nem nos seus assuntos. Consequentemente, você ficar tratando dela pelo celular na rua, na loja, no supermercado não é uma atitude elegante. Não fale alto, saia do meio da sala ou do grupo com quem está, enfim, saia do foco e vá para um cantinho falar de coisas pessoais ou profissionais sem precisar impor aos outros uma conversa que não lhes interessa. Especialmente, não fale alto para mostrar importância. Ninguém vai ficar impressionado com seus contatos, pode ter certeza. Não seja um chato narcisista!

Lembre-se de sempre deixar seu celular no modo vibratório se estiver com mais pessoas, mesmo entre amigos. Qualquer toque alto no meio de um grupo é muito desagradável e todos vão achar que você é cafona ou incapaz de lidar com as novas tecnologias. Da mesma forma, levante da mesa para atender ao telefone se estiver no restaurante. Saia de lado quando estiver numa roda ou mesmo conversando com apenas outra pessoa.

Mesmo que você esteja meio quebrado, se não houver um acordo prévio, quando a linha cair, a obrigação de retomar a conversa é sua. Sei que às vezes quem vai receber o telefonema tem mais grana ou tem um telefone corporativo, mas de qualquer maneira você deve retornar. Ainda que o assunto seja do interesse do outro, ligue de novo, será uma mostra de consideração.

Um detalhe ao qual nem todos dão muita importância, mas que é fundamental para sua imagem de pessoa moderna e antenada é  ter uma mensagem sua na secretária eletrônica. Não é bom que ela contenha piadinhas, brincadeiras ou músicas malucas ao fundo, ela deve ser breve e clara, identificando você para que qualquer pessoa que deseje falar-lhe seja capaz de saber que está com o telefone certo.

No recado de sua secretária eletrônica, deixe seu nome e seu sobrenome. Essa recomendação eu faço especialmente para as mulheres que, em muitas ocasiões esquecem de usar o sobrenome. Você não é Julia da Telefônica e nem Maria do Carrefour. Alguns homens também estão com essa mania de deixar o nome da empresa no lugar do sobrenome, porque têm um celular corporativo. Não é necessário, se alguém ligou para você, quer falar com você e não com sua empresa.

Enfim, essas são pequensa recomendações que não fazem mal a ninguém. Seguindo-as, você poderá melhorar sua imagem um pouquinho mais e deixar claro que é bem educado e sabe se comportar em qualquer circunstância.

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s