Categorias
Confetes e News

Conversar é uma arte: cuidado para não errar

Uma boa conversa em ambientes sociais ou de trabalho pode lhe dar a chance de atingir muitos objetivos importantes na vida. Conversando você mostra que é inteligente e competente no trabalho. Desenvolvendo bem um ou muitos assuntos, você faz as pessoas perceberem que está bem informado, ligado no que acontece. Mostra também que tem charme e é interessante se pretende conquistar alguém.

Entretanto, existem detalhes que podem arruinar sua atuação. Por exemplo, numa roda de amigos, colegas ou apenas conhecidos ocasionais, não fique contestando a fala do outro, especialmente se você estiver nervoso. Se não concordar com nada do que seu interlocutor está dizendo, saia de perto. Ficar batendo de frente não ajudará você a mostrar suas qualidades. Perder a paciência, então, vai fazer você parecer descontrolado.

Outro pecado mortal numa roda é você demonstrar intimidade com alguém em posição de autoridade. Mesmo que seja seu  amigo pessoal, em público jamais chame pelo apelido de infância ou faça qualquer gesto mais íntimo. Se esquecer a liturgia do cargo de alguém poderá conquistar antipatia tanto do desrespeitado quanto dos que estão ao redor, que vão achá-lo um exibicionista.

Reclamar da sua vida em todas os grupos em que você se encontra vai aborrecer as pessoas. Especialmente se estiver mais de uma vez com esses interlocutores, não fique reclamando da sua vida. Deixe para fazer isso em casa, com sua mulher, seu marido, sua mãe, ou arranje um terapeuta e vá chorar suas mágos no consultório dele.

Não finja que tem opinião sobre um assunto se você vai apenas repetir a opinião de outra pessoa. Se achar que essa opinião parece correta, comente, mas não assuma como sua. Dê o crédito ao autor, deixe claro que você concorda e explique porque, você não precisa ser original em tudo o que pensa – nem conseguiria! Quem compartilha ideias está compartilhando conhecimento, um bem super valorizado atualmente.

Não seja um espirituoso compulsivo, pois pode até ofender alguém sem querer. Apesar de haver muita discordância, é muito melhor perder a piada do que o amigo, pode crer. Tem muitas pessoas cujo senso de humor é  mais limitado e podem achar que você é um palhaço em todos os setores da sua vida. Você não acha que esse rótulo é o melhor que pode ter, tenho certeza, a menos que esteja procurando um emprego de humorista na TV.

Outra coisa que ninguém de bom gosto perdoa é quem fica falando dos preços altíssimos que pagou pelas coisas que tem, ou das pessoas importantíssimas com quem tem amizade. Isso é muito chato e passa a impressão de que você não gosta muito do que é, então precisa aumentar seu valor com o que tem ou com suas relações. Ter não é o melhor valor que você pode oferecer aos outros, tenha certeza. Seja você mesmo, ainda que tenha alcançado sucesso financeiro para comprar as coisas mais caras do mundo. Existem outros meios de as pessoas saberem do seu sucesso.

Enfim, conversar é mesmo uma arte que precisa ser cultivada. Informe-se o mais que puder sobre os assuntos que estão gerando interesse, mesmo que seja a novela da Globo. Reflita sobre os temas da atualidade, assuma posições, tenha opinião. Você será um sucesso no trabalho, no clube e até na balada, ainda que nessa vai ser difícil alguém ouvi-lo.

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s