Categorias
Carreiras - Construção e Transição

Não deixe as pessoas abusarem do seu tempo

É muito comum as pessoas procurarem você para tratar de um assunto e ficarem conversando sobre outras coisas, sem nem perguntar se você tem tempo ou vontade de ficar ali. Muitas vezes o assunto principal, motivo pelo qual você foi solicitado a ouvir, é apenas uma desculpa para que o outro busque conforto, segurança, prestígio ou mesmo atenção.

Eu sempre sofri com isso, deixando muitas vezes que a outra pessoa usasse tempo precioso, no qual eu poderia estar engajada em algo mais importante, tentando ser gentil. Por essa razão quando li, no livro “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal”, alguns truques para sair dessa fria, quis compartilhar com todos. O livro, um desses inúmeros de auto-ajuda, é muito interessante e fala das diversas maneiras de você perceber pelos gestos o que outras pessoas estão sentindo. Os autores são Allan e Barbara Pease e você encontra em qualquer livraria do País.

Voltando aos truques, o primeiro deles é receber a pessoa em pé. Sabe, em vez de ficar sentado na sua mesa esperando o outro entrar, levante e receba-o em pé, em frente à mesa, pois a conversa certamente será mais curta. Os autores afirmam que decisões tomadas em pé são mais rápidas e objetivas e não permitem que o assunto derive para outros temas. Recomendam até, e aí é preciso ter um pouco de ousadia, que você não tenha cadeiras de visitantes na sua sala.

O outro truque, se você ainda não está “preparado” para receber todos os seus visitantes em pé, é deixá-los sentados de costas para a porta. Claro que você já ficou nessa situação, percebendo que existe todo um movimento de pessoas às suas costas e sem poder virar para olhar. Angustiante, não? Os autores afirmam no livro, e eu acredito mesmo, que a pressão arterial aumenta, os batimentos cardíacos e a respiração aceleram porque o corpo se “prepara” instintivamente para um ataque. Coisa que trazemos desde os tempos das cavernas, certamente.

Enfim, truques existem aos montes para incontáveis situações, mas esses dois, apesar de simples, podem evitar muitos aborrecimentos. Espero que você possa usá-los com sucesso, sem criar nenhuma animosidade. Boa sorte!

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Uma resposta em “Não deixe as pessoas abusarem do seu tempo”

E não adianta reclamar que alguém roubou o seu tempo à toa. Se isso acontece, é porque nós não sabemos organizar uma reunião indicando de antemão tempo e assuntos a serem tratados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s