Categorias
Alerta Vermelho Carreiras - Construção e Transição

Escolhi outra empresa, desisti ou adiei o projeto: dar retorno é difícil, mas faz uma diferença…

Você está lá, no seu escritório, pensando em coisas interessantes para fazer, para implementar seu trabalho, motivar sua equipe,  e tem uma ideia muito boa. No entanto, não tem como fazer isso sem contratar um consultor. Então, vai atrás, pesquisa, pergunta para amigos e colegas, busca na Internet, procura saber se alguém já prestou esse tipo de serviço para algum conhecido. Descobre, então, dois ou três consultores que lhe parecem qualificados.

Aí tem que decidir qual lhe agrada mais. Marca entrevistas, troca ideias, descobre se a pessoa ou empresa tem uma afinidade de valores com você e com sua empresa e opta por um deles. Ou, até mesmo, opta por dois, três. E pede uma proposta de trabalho.

Bem, você precisa saber que essas pessoas vão trabalhar para conquistar você. Elas vão gastar tempo, capacidade técnica, muitas vezes dinheiro que nem sempre está disponível, mas vão fazer o melhor que puderem, em especial se o seu projeto for interessante ou se sua empresa for importante o bastante para aparecer como cliente. Sabe o que mais? Essas pessoas vão acreditar que têm possibilidade de fazer um trabalho desafiador, ganhar uma quantidade de dinheiro que poderá fazer diferença na vida delas no momento, quem sabe ganhar prestígio para conseguir outros contratos igualmente importantes. A menos que façam parte de uma dessas consultorias colossais, multinacionais, em que tudo é muito diluído, elas vão ter esperanças e fantasiarão sobre um possível resultado positivo e o que isso significará no dia-a-dia da consultoria.

Claro que elas sabem que trabalham no risco, sabem que você pode não aprovar a proposta delas mas isso não significa que não estejam trabalhando com afinco para lhe agradar. Portanto, antes de ir em frente, pense um pouco.  Primeiro, veja se sua empresa vai lhe dar condições de contratar, se vai concordar com a despesa ou com a ideia. É uma perda de tempo sua e dos outros, ir ao mercado atrás de um produto que você sabe de antemão que não poderá contratar. Sua credibilidade poderá ficar prejudicada e, num outro momento, quando você realmente precisar, será provável que fique na mão.

Você está pedindo para mais de uma empresa apresentar proposta? Deixe claro para todas que tem concorrentes na parada, que você optará pelo projeto que mais se adaptar às suas necessidades. Tenha certeza de que os esforços serão enormes porque todas vão querer vencer. Não deixe de ser o mais claro possível sobre o que você quer. Se não tiver certeza, fale a respeito discuta possibilidades. Você poderá ter esclarecimentos importantes que o ajudarão a definir melhor seus objetivos. Esteja disponível para prestar esclarecimentos se for necessário. Eu sei que você vai ficar exasperado, vai achar um absurdo eles não saberem tudo, mas aquilo que está na sua cabeça certamente não está na cabeça de todos com quem você interage.

Tudo isso acontecido, você recebe as propostas. Escolhe uma, a que mais lhe agrada e contrata a empresa. Muito bem, boa sorte, espero que o resultado seja um sucesso. E a outra, ou as outras? Por favor, por respeito, por consideração, para marcar um ponto como uma pessoa elegante e profissional, informe as outras que sua escolha as deixou fora. Com esse gesto simples você poderá contar com elas sempre que precisar.

Você pensa que é só deixar de atender ao telefone ou de responder aos emails que a pessoa vai entender que você não quer mais o serviço dela? Tem razão, depois de uma ou duas insistências ela vai entender, mas vai ficar achando que você é covarde, mau profissional e sem consideração. Tenha certeza de que ele contará essa história por aí e muita gente no mercado vai ficar sabendo. E, espero que você nunca, mas nunca mesmo, precise dele para lhe arranjar um emprego ou fazer uma recomendação…

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Uma resposta em “Escolhi outra empresa, desisti ou adiei o projeto: dar retorno é difícil, mas faz uma diferença…”

Texto perfeito. Traduz exatamente a realidade do mercado. Todos deveriam ler para aprenderem a respeitar de fato os consultores externos às corporações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s