Categorias
Carreiras - Construção e Transição

Planejar sua carreira facilita sua subida…

Muitas carreiras acontecem, e algumas são até muito bem sucedidas, porque a pessoa tem uma boa capacidade técnica e está sempre no lugar certo, na hora certa. É uma coisa meio aleatória, sem que ele ou ela realmente lute por chegar a cada posição. Entretanto, não são todos que têm essas facilidades. Para esses, os milhares de normais, uma carreira planejada evita que se gaste recursos em busca de coisas que nunca serão úteis e evita também momentos de incerteza e insegurança associados aos tempos em que a boa fortuna não está tão sorridente.

Antes de elaborar seu plano de carreira não deixe de fazer uma boa análise de você próprio, seus valores, as coisas que o deixam satisfeito e realizado, seus planos de vida que envolvam casamento e filhos, viagens, bens materiais, etc. Se você já escolheu uma carreira para seguir tenha claro porque fez essa escolha, quais os ganhos que você pretende ter com essa profissão específica. Por exemplo, você quer ganhar muito dinheiro? Não escolha carreiras que tradicionalmente pagam pouco, porque as dificuldades que você terá que enfrentar para se diferenciar e atingir seu objetivo serão muito grandes.

Para planejar sua carreira você precisa então estabelecer claramente seus objetivos. Saber que especialidade dentro da sua formação mais lhe convém é essencial para não se ver frustrado e infeliz (é difícil ser engenheiro de produção se você não quer ter contato com o chão de fábrica, por exemplo).

É importante pensar também em que tipo de empresa você quer trabalhar. Se você acha que se dará bem convivendo com muitas pessoas, relacionando-se com gente de outros países, escolha uma multinacional. Pensando em trabalhar em um lugar que seja mais semelhante a uma família, busque uma empresa pequena, se possível familiar, por exemplo.

Com os objetivos estabelecidos você pode fazer um plano para atingir aquelas metas que se propõe no tempo que deseja. Lembre-se que esse planejamento é apenas para você ter referências nas decisões, portanto você precisa ter flexibilidade para mudar seu plano e seus objetivos se perceber que não lhe servem mais.

Definidos os objetivos gerais a serem atingidos, da forma mais realista que puder, tente estabelecer também marcos intermediários, com prazos para alcançá-los. Obviamente que a busca para se tornar o presidente da maior empresa de um determinado setor, passa por atingir posições de supervisor, gerente, diretor, enfim, toda uma cadeia hierárquica. Por outro lado, você pode planejar sua carreira até um determinado ponto dentro de uma empresa e programar sua saída para outra como parte de seu plano global.

Atingir uma ou outra posição demandará muito provavelmente que você tenha cursos de pós-graduação, especialização, enfim, novos conhecimentos formais ou informais que lhe darão condições de chefiar uma equipe, por exemplo. Se seu planejamento está atualizado, evitará que você faça um curso de especialização em logística quando seu interesse é desenvolver sua carreira na área de marketing. Da mesma forma, se você pretende ser o diretor comercial de uma grande empresa, terá que saber não apenas como lidar com uma equipe grande e criativa, mas terá que desenvolver habilidades de negociação, entre outras.

Enfim, se precisar, ache um bom Coach para ajudá-lo a definir seu planejamento de carreira, mas não deixe de fazê-lo. Tenho certeza de que você transitará melhor no mercado de trabalho, com mais segurança e certeza de atingir os postos de comando que quiser.

Posts relacionados:

Dicas para tornar seu currículo mais interessante

Você sabe o que quer na sua carreira profissional?

Quer dar um salto na carreira? Ajude-se!

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s