Categorias
Carreiras - Construção e Transição

Situações complicadas: como sair delas? I

Existem situações no dia a dia do escritório que parecem não ter jeito: qualquer que seja sua atitude, sempre fica aquele gostinho de “será que fiz a coisa certa?”. Bem, muitas vezes não existe uma maneira de agir certo. Mas você pode tentar diminuir o mico e sair mais ou menos sem ter ou causar grandes feridas.

Por exemplo, já aconteceu de um amigo querido estar desempregado e vir lhe pedir ajuda para arranjar outro emprego? Mais de uma vez, tenho certeza, especialmente se você trabalha numa empresa legal e tem uma boa posição. Comigo já aconteceu de receber o pedido e, inclusive, de fazer o pedido. É uma situação muito ruim para quem pede e também para quem recebe o pedido.

Se você pode ajudar, seu amigo é qualificado, existe uma vaga na sua empresa  ou em outra aonde você conheça quem pode contratá-lo, muito bem. Não deixe de ajudar. Seu amigo vai ficar grato, você vai ficar satisfeita em ajudar e, quem sabe, amanhã não é sua vez e você pode ter o mesmo tratamento?

A situação fica mais difícil se alguém que você não considera qualificado para uma determinada posição vier lhe pedir ajuda para conseguir o emprego. Vocie não precisa dizer que não pode recomendá-lo porque não o acha preparado, pois desse modo você poderá arrasar a autoestima de alguém que já está fragilizado.

Diga que não tem influência suficiente nesse nível da empresa, que a decisão será de outro departamento. Você não precisa recomendar alguém que não considere qualificado, mesmo que seja seu amigo, mas não há motivo para chamá-lo de incompetente.

A melhor forma de ajudar é dar sugestões de outras posições para as quais seu amigo tem qualificação e nas quais poderá ter melhores chances. Chame a atenção sobre as qualidades profissionais que ele tem e abra a cabeça dele para empregos alternativos. Sugira cursos de requalificação ou especialização que possam prepará-lo melhor, mostrando que as exigências do mercado aumentaram nos últimos tempos.

Telefone regularmente para saber dos progressos, apresente a pessoas que possam ajudá-lo em funções mais compatíveis com seu perfil, convide-o para eventos setoriais que estejam sob seu controle. Você será um grande amigo sem precisar comprometer-se com uma recomendação que pode prejudicar sua reputação.

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s