Categorias
Carreiras - Construção e Transição

Afinal, o que é ter estilo?

Falamos muito sobre estilo, aqui e em outros muitos veículos de mídia. Dizemos, inclusive, que ensinamos, propomos, sugerimos o estilo mais adequado às mulheres e aos homens que nos consultam. Entretanto, estilo pode ter diversos significados pois depende de cada pessoa ou depende de uma época ou mesmo de um lugar.

Estilo é um conjunto de detalhes capazes de caracterizar uma ou um grupo de pessoas, vivendo em um lugar determinado ou não, detalhes esses que são capazes de definir como esse grupo se expressa. Em moda, arte, arquitetura, decoração pode-se perceber a diferença entre um estilo e outro, e adotar aquele que é mais condizente com cada personalidade.

O estilo de uma pessoa é sua maneira de ser, o jeito que se comporta, a atitude frente aos outros, como se veste. É a marca, o diferencial de cada um, é a imagem da personalidade. Para ter estilo é necessário usar a boa educação e a moda em seu favor, deixando-a confortável com sua imagem, fazendo com que você seja notada de uma forma positiva.

Se você já é educada e gentil, e pretende ampliar esse estilo escolhendo uma roupa que complemente e envie uma mensagem através de sua imagem, comece fazendo uma avaliação honesta de você mesma. Perceba, sem mentir,  se está realmente com uns quilinhos extras, não finja que é uma adolescente se for quarentona, não pense em ser uma punk se você é conservadora.

Abra seu guarda-roupas e experimente todas as suas roupas, avaliando sua imagem com clareza e definindo aquilo que lhe cai bem e o que não deixa você bonita. Não importa se você gosta muuuuiiito daquela blusa com um babado enorme na gola, se você tem seios grandes ela não vai ficar bem em você. Esqueça aquele vestido balonê se você tem pernas grossas ou se você não é tão jovem, mesmo que a Kate Moss tenha ficado o máximo nele. Separe tudo o que não ficou bom e livre-se, dê para alguém, venda, faça qualquer coisa que seja necesária para não deixar no seu armário tentando você a usar.

Deixe seu guarda-roupas sempre arrumado, de forma que possa ver todas as roupas que você tem. Se sobrar uma peça sem parceiro, uma saia cuja blusa você descobriu que não ficava bem, um paletó cuja cor não fica boa com nenhuma de suas calcas e saias, compre a peça que falta. Nunca deixe muito tempo uma peça que você não tem como usar dentro do armário, pois vai apenas atrapalhar as outras.

Quando fizer compras, pense sempre no que já tem em casa e que pode combinar. Não compre por impulso para descobrir depois que chegou em casa que não tem como ou uma ocasião para usar. Mesmo que todo o mundo esteja usando, se uma roupa não combinar com seu jeito de ser ou se for deixá-la desconfortável, não compre. Seja fiel a você mesma, lembre-se que o estilo é a soma de diversos fatores e invista em melhorar em todos eles e você terá o destaque que merece.


Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

2 respostas em “Afinal, o que é ter estilo?”

tenho 157 de altura, e 56 quilos sou torneada pernas grossas e quadril largo e sou loira platinada que roupa e asssesorio ficaria elegante, pra todas ocasioes.

Bem, Vanuza, se você tem quadris largos, significa que tem o privilégio de ter cintura marcada, o que é muito bonito. Veja no post de hoje minhas sugestões de coisas que ficam bem em qualquer ocasião. Se precisar de alguma sugestão para um momento específico, me diga qual é e poderei ajudar mais. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s