Categorias
Confetes e News

Seu corpo não mente

linguagemSeu corpo é uma máquina fantástica que, se precisar, se manifesta independente de seu comando. Por exemplo, quando você está trabalhando demais, está emocionalmente frágil, ou outra situação qualquer, a reação pode ser uma gripe, alergia, uma dor nas costas. Mas, isso é assunto para médicos e terapeutas.

O que eu quero falar aqui é sobre a “fala” corporal em situações sociais e de trabalho. Se você tem uma postura ereta, com o queixo levemente erguido, passará uma imagem de confiança em si mesma e de quem sabe o que quer e como vai chegar lá.

Preste atenção para não “fechar” os ombros para a frente, “escondendo” seus seios. Isso deve ter uma explicação freudiana, mas, independente disso,  dá a impressão de que você está assustada. Se não souber o que fazer com as mãos vazias, ponha para trás ou ponha uma na cintura e deixe a outra caída. A mão na cintura é meio teatral, mas depois que você acostuma, faz isso automaticamente e ela ajuda você a manter a postura ereta. Com as mãos para trás, cuidado para não exagerar e demonstrar arrogância.

Se estiver conversando com alguém, não cruze as mãos sobre o peito para não parecer estar na defensiva ou contra as ideias de quem está falando.  Olhe a pessoa nos olhos, não fique desviando o olhar em todas as direções pois seu interlocutor vai achar que você não está interessado nem na conversa nem nele. Não coce ou fique mexendo no nariz, pois tem gente que diz que só fazemos isso quando estamos em dúvida ou, pior, estamos dizendo mentiras. Ah, e sorria, concordando levemente com a cabeca quando as ideias expostas lhe parecerem interessantes.

Existem livros e cursos que ensinam como decifrar as pessoas através de sua linguagem corporal. Você não quer que um desconhecido qualquer fale que você está sentindo isso ou aquilo, mesmo que seja verdade. Portanto, com esses pequenos cuidados, você terá uma postura vencedora e segura que será importante para seu crescimento profissional.

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s