Categorias
Confetes e News

Secretária Elegante – Parte 2

basicoNão importa se você é magra ou mais fofa, se é alta ou baixa, algumas peças todas podem ter e são a base para uma produção elegante e discreta. Discreta, sim, porque uma secretária espalhafatosa pode ser uma chateação para um chefe e ele pode se cansar… Aliás, tudo o que falo aqui para as secretárias serve perfeitamente para gerentes, diretoras, assessoras, vice-presidentes e até presidentes de empresas.

Em primeiro lugar, você deve ter uma boa saia preta, do tipo lápis preferencialmente, que favorece a qualquer físico. Uma calça preta e duas camisas brancas são essenciais também. Uma calça marrom ou cinza e uma saia bege fazem uma boa soma nessa base, junto com uma ou duas blusas, azul claro, listrada em tons claros ou  outro padrão claro (esqueça estampas, florzinhas, etc).  Um paletó preto bem cortado e uma jaqueta de couro marrom já aumentam muito suas possibilidades para reuniões mais formais e até para um eventozinho mais sofisticado. Invista em pelo menos dois bons sapatos (sei que você vai querer mais, como qualquer mulher normal, mas às vezes não dá, então atenha-se ao básico). Eles têm que ser confortáveis, de saltos altos mas não gigantescos, um preto e um marrom ou castor. Tenha também um vestido preto, vinho, azul marinho ou qualquer cor discreta, sem muitos recortes ou enfeites. Ah! Tenha um casaco de frio para o inverno se você mora em São Paulo ou nos estados mais ao sul.

Pronto! Todas essas peças são intercambiáveis, você pode combiná-las de diversas maneiras e ter diferentes e elegantes looks para o dia a dia.

A partir daí, você vai ampliando seu guarda-roupa com coisas menos caras, mais “da moda” mas que podem criar um efeito bárbaro com suas peças básicas. Uma camiseta branca, uma echarpe bacana, colorida (eu gosto até das floridas), colares de pérolas que são atemporais, de correntes, douradas ou prateadas, que podem ser misturados, meias para o frio. Enfim, todos esses complementos vão colorir e variar seu visual, dando a impressão de que você tem muuuuuiiiiitas roupas.

Não esqueça que uma boa bolsa, grande, que permita acomodar todos os seus pertences é imprescindível para seu conforto e arremata uma produção para o trabalho divinamente. Tome cuidado apenas para que ela não seja pesada porque depois que você a encher poderá ter um torcicolo.

Comece examinando seu guarda-roupa e vendo se você não tem coisas inúteis…

Por Maria do Carmo Marini

Há dez anos trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo, minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas . Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos.
Faço parte de uma tribo otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias.

Minha formação viaja de Engenharia Elétrica, passa por Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, e mais umas coisinhas. Passo a vida a aprender, o que me permite produzir conteúdo de qualidade e compartilhar informações interessantes nas mídias sociais. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

3 respostas em “Secretária Elegante – Parte 2”

Oi Carmo,
parabéns! O blog está lindo e os posts super gostos de ler! Já “favoritei”!
Bjos
Ivana

Comecei a trabalhar em um grande escritório de advocacia e percebi que todas as advogadas se vestem como se fossem para um velório, com ternos ou conjuntos pretos, camisa branca ou em cores pastel, saia abaixo do joelho, sapatos pretos de salto médio. Será que fica muito ruim variar um pouquinho? Existem outras possibilidade para que eu me vista de acordo com o padrão do escritório, mas com um pouco mais de colorido e ousadia?

Luciana

Certamente você poderá ser elegante, sem perder a sobriedade e ainda assim usar mais cores e ter alguma ousadia. Experimente usar acessórios coloridos, por exemplo um colar, um cinto, um lenço. Use a saia no meio do joelho, pois além de ser sóbrio, favorece a todas, deixando-as mais esguias. Varie a cor das blusas, use uma blusa de malha fina na cor pink, por exemplo ou até amarelo que ilumina e dá um ar mais alegre. Use paletó e calça diferentes, tendo o cuidado de não abusar da cor da blusa ou do sapato. Enfim, existem muitas coisas para você variar. Acompanhe os posts que vou publicar aqui e tenha outras ideias.

Obrigada por nos visitar

Abraços

Carmo Marini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s